Saturday, November 16, 2013

VIVA ANGOLA!!!

 
 
Parabéns aos angolanos que comemoram hoje a declaração da independência de Angola, há 38 anos.
 
Felicidades, sucesso, saúde, bem estar para todos.
 
Quem diria que um País que passou por duas guerras sucessivas, uma contra o ex...ército colonial, outra, guerra civil, mais longa, mais dura, mais destruidora e que mais marcou a sociedade angolana, quem diria que ao fim de dez escassos anos de paz Angola esteja pujante, progressiva, com uma economia em plena expansão e uma sociedade civil viva, criativa, crítica e atuante?!
 
As diferenças sociais são enormes, claro que são; mas em Portugal e no Brasil - países irmãos - são, por acaso, menores?
 
Há corrupção e fortunas construídas em cima de nada, claro que há. Mas como transformar um país em que, num momento tudo é do colono, depois em que tudo é do Estado, numa economia com base na iniciativa privada? Recordo que se se fosse vender as empresas a quem desse mais, ficava tudo em mãos estrangeiras...
 
Angola está no bom caminho, continua a ser um sítio onde se pode viver, trabalhar, farrar, ir à praia e à pesca, estudar, progredir, fazer negócios...
 
O resto é conversa. (muitas vezes conversa de retornado ressabiado).

1 comment:

António Rosinha said...

Sou retornado e não estou ressabiado, antes pelo contrário. Acho que tudo ia bem, até que os ressabiados jornalistas, tal como um tal Rafael Marques «afilhado» de Mário Soares é que despoletou o ressabiamento de uns tantos jornais que nem são de retornados.

Os jornais que até nem são de retornados é que estão a ver a coisa muito enviezadamente.

São os mais reaccionários,e mais «ex-colonialistas» e mais «imperialista» e «fantoches» os mais acusados de alinhar com a nova exploração do povo angolano.

Pelas bocas de uma certa esquerda «ex-anti-colonilista» e «ex-antifachista» é que se tem andado por aqui a cortar na casaca do governo angolano.

Ou não será assim?

O retornado não escreve em jornais.