Saturday, March 24, 2012

OS ESTALEIROS DE VIANA DO CASTELO - POISO DA ÚLTIMA ARISTOCRACIA OPERÁRIA DO PREC

Cliquem nas imagens para ampliar e ler

Toda a gente tem acompanhado com alguma simpatia os problemas dos empregados dos estaleiros de Viana do Castelo, prestes a fechar ou a ser vendidos ao primeiro milionário dos petro-dólares ou dos petro-rublos. Além da crise, a gerência dos estaleiros parece não ser das mais competentes a julgar pelo modo como perdeu ou melhor, viu recusada, a encomenda de dois navios, já com um pronto e outro a iniciar a montagem.
A recusa, pela empresa que faz as ligações entre o Funchal e Porto Santo, parece ser à prova de bala e de tribunal, porque parece que não foram cumpridas regras comunitárias - a falta de velocidade de ponta é apenas um pormenor...
As outras encomendas também não parecem ter sido bem cuidadas: um barco entregue à Marinha com 5 anos de atraso e dois barcos para o "amigo Venezuelano", que parecem também estar em risco de se perder - os trabalhos não atam nem desatam, ou melhor, não desataram ainda.
Mas o enfoque que a empresa tem tido trouxe à luz da ribalta as condições absolutamente ímpares que têm os "trabalhadores" daquele estaleiro (ou deverei dizer daquela Santa Casa da Misericórdia?...).
Cliquem na imagem para verem mais este pormenor do que andamos a pagar.

No comments: