Saturday, March 06, 2010

O PÚBLICO ERROU!

Não sei se chame burro se pateta à sumidade que, no Público, classifica pessoas e casos no tribunal do SOBE / DESCE.

Desta vez, essa sumidade não gostou que um tal Albino Almeida, presidente de uma tal Confederação das Associações de Pais tivesse dito o óbvio:

os pais cujos filhos se portam mal devem ser penalizados.

Qual é a dúvida?!

Sendo os menores inimputáveis são (ou deveriam ser) os pais a prestar contas quando os filhos faltam à escola, provocam diustúrbios, insultam ou agridem professores, roubam e/ou atacam os colegas, etc, etc.

O pateta do Público diz que essa é a direcção errada porque desresponsabiliza a escola e não ajuda a responsabilizar as famílias.

Disparate! A escola pode e deve exercer a sua acção disciplinadora mas os pais (qual raio é a diferença entre "pais" e "família"?!) devem ser chamados à escola para serem informados do comportamento e resultados dos filhos pela simples razão que é a eles (não à escola) que compete educá-los, estabelecer-lhes limites de actuação e também objectivos.

E castigá-los se disso for o caso.

E pagar pelos prejuízos que eles causem.

É, pois, aos pais que a escola se dirige para tomarem as devidas medidas correctivas para que o aluno estude mais, faça os trabalhos de casa, não falte à escola, não seja indisciplinado nem agressivo. Isso está no núcleo central da missão educativa dos pais.

Será que o Público acha que é à escola que compete educar as crianças? Não andará a ler muito Orwell?...

Eu pensava que a escola era para ensinar às crianças as matérias curriculares. Depois disso (e só depois disso), talvez lhe pudessemos atribuir outras funções.

Mas educar, meus lindos, educar é tarefa dos pais, pela qual devem ser louvados ou responsabilizados.

Disse!

2 comments:

mac said...

Ele nem tem filhos, pá, caramba, que intransigente, a escola devia fazer essa coisa toda, pá, a gente até paga e tudo, porque raio teremos também de educar as crias?!? A gente tem mais que fazer, pá!

Foi no Público, não foi o Público.

Acho que há uma agradável diferença... Ou não?

Marques Correia said...

Acho que sim, mas não vejo a que parte do texto te referes.