Tuesday, November 17, 2009

O TROUFA PERDEU A CABEÇA ... DE VEZ!

ACTUALIZAÇÃO

O Público de hoje, 18/11, traz uma outra imagem da igreja, uma espécie de alçado principal que foca menos a caravela e dá uma ideia mais precisa do que será o conjunto.

Já se parece mais com alguma coisa, não diria bem com uma igreja, mas enfim, pelo menoos a torre parece mais com as da Sagrada Família, de Barcelona, e menos com um islâmico minarete. Percebe-se que a caravela é mais para quem vem pela esquerda e que para quem se aproxima pelo lado oposto a coisa poderá ficar mais disfarçada.

Tudo isto para dizer que, desde que a coisa funcione (o espaço interior amplo, boa acústica, boa visibilidade para o altar, etc, etc) não vcejo por que carga de água uma igreja tem que ter sempre a forma clássica, mais rendilhado, menos rendilhado.

Força, Arquitecto!

. . . . . . . . . . . .

Este objecto que o Público de hoje (17/11) apresenta é uma igreja, por muito que o minarete avantajado, nos seus cem metros de altura, o desminta.

O Arquitecto Troufa Real é o seu autor (à borla, acrescente-se) e a dita começou hoje a ser construída em Belém, na freguesia de S. Francisco Xavier.

A influência de Frank Gehry (o do Guggenheim de Bilbau,

Veja aqui), tão redondinho e brilhante, é flagrante. Veja mais esta.

Vamos ver como sai a coisa real.

...entretanto já há patetas a organizar petições para evitar que as suas delicadas retinas sejam agredidas pelo mamarracho...

No comments: