Wednesday, November 11, 2009

A CHINA EM ÁFRICA

Clique na imagem para ampliar e ler

Leiam este artigo que a Time publicou, a respeito de uma nova atitude das empresas (dos países, pelo menos a China) em relação a África. Para além de um actual e potencial fornecedor de matérias primas, a África pode ser encarada como um consumidor em crescimento.

Presentemente, um consumidor de mercadoria barata e de má qualidade, mas com potencial para consumir mais, melhor e mais caro.

O articulista remete para um livro que tenho que sacar (da Amazon?) África Rising, de um escritor indiano, Vijay Mahajan.

Talvez por ser essa a sua orígem, o autor faz uma comparação inesperada entre a Índia e a África: têm uma população semelhante, demografias com taxas de crescimento semelhantes, grupos (detesto o termo elites...) com dimensão muito semelhante com padrões de consumo ao nível dos "ocidentais", etc, etc.

A China está, pelos vistos, a investir no futuro, muito mais do que transparece da ideia simplista de que está a mandar para África os excedentes demográficos, numa reedição do perigo amarelo que tanto atormentou a Europa do século XIX.

Leiam que vale a pena.

No comments: