Friday, November 20, 2009

A CAMBADA

Clique para ampliar e ver melhor

Repararam no artigo sobre o alargamento da escolaridade obrigatória que o Público trouxe na passada quarta feira? Não?

Bem, além da "análise" da magna questão de elevar o tempo de escolaridade obrigatória quando não se consegue obrigar a cumprir a escolaridade obrigatória actual (mais de 35% dos putativos escolarizados abandonam a escola antes de acabarem o 9º ano, tido por obrigatório!) o jornal trazia a pérola que junto ao lado e que me deixou de boca aberta.

Para mim era (é) claríssimo que o desempenho do sistema de ensino é péssimo (talvez só mau, enfim...) e que a produtividade dos professores é pior que má.

E é ainda mais claro, se possível, que essa cambada ignara é movida (levada, melhor dizendo) por impulsos de cariz meramente sindicalista que em nada coincidem com os interesses dos alunos, da sociedade, do País.

Mas o quadro ao lado mostra-nos até que ponto isso é verdade: numa altura em que o sindicalista do bigode nos chateia a cada passo com o desemprego dos professores (?!), com a "injustiça" e irracionalidade da avaliação dos ditos e com "dignificação" da profissão, vemos que cada membro da cambada lecciona, em média, um grupinho de 8 crianças ou jovens. Nem mais unzinho...

Comparem com a Coreia, com a Alemanha, com a Irlanda, com a República Checa onde cada professor lecciona quase o dobro dos alunos dos seus supostos colegas portugueses, com resultados que não têm qualquer comparação.

E a quadrilha alapada no Poder, para não perder as próximas eleições, mete no Governo outra Ana Jorge que em um mês já mostrou até que ponto vai estar de cócoras perante as exigências dos maus pastores que conduzem cambada.

Isto vai bem, vai!!!!

No comments: