Friday, October 30, 2009

LUANDA, A MEGALOPOLIS EMERGENTE

Clique para ampliar e encontar uma nesga para meter o carrinho... Megalopolis é um tanto exagerado, um tanto megalómano. Bem à angolana!

Mas lá que o trânsito é um megatrânsito parece não haver dúvidas nenhumas. Quem se lembra da avenida dos Combatentes em 1974 e da mesma em 1988, não deixa de ter um choque com a imagem de cima.

Como (raio!) é que se circula nesta bendita rua?!

A imagem ao lado mostra o BPA finalmente acompanhado de edifícios de porte semelhante. Foi preciso esperar mais de 40 anos para deixar de ser um "arranha céus" solitário!

Em 1964, quando cheguei a Luanda (já era a terceira vez que por lá passava), o edifício já estava terminado. Seguiram-se dez anos de boom económico (à guisa de canto do cisne...) que não lhe trouxeram companhia, vinte e tal anos de estagnação e guerra em que viu degradar-se a cidade à sua volta e, finalmente, novo boom agora bem mais intenso e alargado que o das décadas de 60 - 70 do século passado.

E, pelos vistos, o presente boom não se vai ficar por uma simples década, para desgosto dos saudosistas que ainda sonham com a o paraíso perdido...

No comments: