Thursday, July 30, 2009

UMA VOLTA POR LISBOA

Clique nas imagens para as ampliar

Um destes dias, depois de comer o meu almoço de frutas à secretária, que isto da elegância tem os seus quês e porquês, resolvi dar uma volta pela baixa.

Desta vez, cheguei lá, carago!

A última vez que tinha tentado lá ir, numa esplendorosa manhã de domingo, estava a chegar à estação do Cais do Sodré quando recebi uma chamada (não sabia, até então, que no Metro havia rede de telemóvel!) que me fez voltar para trás, sem meter o nariz fora dos túneis, ir a correr para casa fazer um statement e despachá-lo ASAP para o outro lado do Atlântico ou do Mediterrâneo, não me lembro agora para onde foi.

Posto isto, a Praça da Figueira continua a arruinar-se, à espera que os donos dos prédios morram e os herdeiros os vendam por tuta e meia - não se pode fazer nada neles, pelo que não valem um traque mal dado!

Só os pisos térreos estão ocupados, com comércio, e aí as obras lá vão sendo admitidas.

Mesmo assim, há zonas em que os próprios pisos térreos apresentam claros vestígios de aboandono e degradação (amplie as imagens, e vai ver).

Na passagem pelo Marquês, já de volta ao domus laborum, deparamos, ao menos, com uma estátua limpinha, tanto nos bronzes como nas cantarias, um mimo!

E voltei a correr para o Figo Maduro que já me estava a puxar o pé para Campo de Ourique e daí para as esplanadas da Doca de Santo Amaro.

Não há dúvida que a carne é fraca, mais vale não facilitar muito...

3 comments:

Fátima Santos said...

mandas-me a receita de frutas à secretária ?
e uma curiosidade: fizeste o passeio a pé, não foi?!

Marques Correia said...

Parta ao meio uma papaia pequena, retire as sementes e, com uma colher das de café tire toda a polpa à colherada para uma embalagem de plástico.
Esprema uma laranja média e deite o sumo para a embalagem onde, previamente, colocou a polpa de papaia.
Se gostar, tempere com sumo de limão.
Esta é a parte que carece de preparação.
A fruta à secretária come-se com colher ou garfo (a papaia); a banana, a pera e as ameixas rainha (ou será santa) cláudia come-se "à mão", tendo guardanapos q.b. para evitar o chavascal na secretária.
. . . . .
Claro que foi a pé. O carro ficou no parque da praça da Figueira e passei pelo Rossio, rua do Carmo, centro comercial do Chiado, rua nova do Almada, ruas do Ouro, Prata, Augusta, etc, e de novo à Praça da Figueira.
A partir daí foi de carro, cloro!

Fátima Santos said...

fixe!
deixa-me estar atenta ou nem te reconheço da próxima, esticadinho que estarás mercê desse programa tão completo