Saturday, March 21, 2009

O PAPA E A TINETA DA PADRALHADA PELO SEXO...

Não me choca nada que os católicos sejam contra a contracepção (e não só contra a camisa de Vénus - era assim que se chamava, lembram-se?), contra o sexo antes do casamento e que tenham por planeamento familiar a vontade de Deus. É a fé deles, é a regra da igreja deles.

Mas sempre me fez uma confusão do caraças ao espírito que o sexo esteja sempre no centro das preocupações da padralhada, não como assunto pessoal com que têm que lidar (melhor ou pior...) mas como um aspecto da vida dos crentes em que se sentem com direito, obrigação e dever de meter a sua colherada. E vá lá, vá lá, quando se ficam pela colherada...

Será que a vida sexual das ovelhinhas tem mesmo assim tanto que ver com a doutrina do Cristo?!

Por muito que puxe pela cachimónia para me lembrar da doutrina, que me foi familiar durante muitos anos, não encontro nenhum destaque especial para a vida sexual dos crentes que justifique esta desproporcionada e descabelada intromissão da padralhada.

Pior ainda: a ICAR impinge às criancinhas uns dez mandamentos "trabalhados" no sentido de lhes apresentar o sexo como uma coisa pecaminosa, a evitar a todo o custo até se ter um casamento abençoado pelo "Senhor" que permite umas quecas que poderão dar em filhos, se o tal Senhor assim o quiser.

Lembro-me que o sexto mandamento era "Guardar castidade nas palavras e nas obras" e o 9º "Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos". Veja os 10 mandamentos na fórmula da catequese aqui (um pouco abaixo da abertura).

Ora, se lermos a Bíblia católica, coisa que a catequese está longe de encorajar, o que vemos lá é, "Não cometerás adultério" (a Bíblia, Êxodo 20, versículos 1 a 17, não numera os mandamentos) e "Não desejarás a casa do teu próximo, nem a sua mulher nem o seu servo, a sua serva, o seu touro, o seu jumento e tudo o que é do teu próximo". Veja mais aqui e acoli .

Na lista oficiosa dos mandamentos, os católicos individualizam o "Não cobiçarás a mulher do próximo", 9º mandamento, separando-o do 10º, "Não cobiçarás a casa do teu próximo", seguindo Santo Agostinho.

Parece-me um óbvio abuso uma vez que na Bíblia, claramento se junta a mulher às "coisas" que são propriedade do nosso vizinho, que não devemos cobiçar. Em nome, parece-me, da paz social entre as diletas ovelhinhas.

Nesta linha, como boa regra de convivência social, não se deverá levar a cobiça (apontada como um pecado em si mesma) a vias de facto, "possuindo" a mulher do próximo. Ou seja, a cobiça dos bens do próximo é pecado e a posse desses bens também o é seja a posse da mulher, "Não cometerás adultério", seja a posse dos outros bens "Não roubarás".

Onde está a recomendação da castidade e a condenação da promiscuidade entre solteiros?

Só na mente desses devassos de sacristia, desses bardamerdas de saias.

O nosso António é que a sabe toda e meteu uma camisa de Vénus na tola tola do Papa Ratzinger.

2 comments:

Fátima Santos said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!