Sunday, January 18, 2009

DIVÓRCIO À ITALIANA

Outro dos filmes que deixaram uma marca indelével na minha memória foi o Divórcio à Italiana de que vos deixo um trailer. O filme é de 1961, Marcelo Mastroiani estava no auge (ou perto disso) e encarnou a figura do barão de Cefalu, D. Féfé, casado com a feiosa e chatíssima Rosalia. O seu desempenho neste filme mereceu uma nomeação para o Oscar.

A Stefania Sandrelli, no papel de uma parente novinha e apetitosa, torna-se o mobil de um plano tenebroso que o barão concebeu para se livrar da Rosalia: empurrou-a para os braços de um antigo namorado, pintor, casado com uma siciliana, apanhá-los em flagrante, fazer saber à siciliana e esperar que esta, ao lavar a sua honra, lavasse também a dele.

Quando a coisa rebentou e os amantes cavaram, as pessoas de honra apressaram-se a exortar o D. Féfé a matar a signora Cefalu (ou, simplesmente, a putana).

A siciliana lavou a honra dela e ele teve que lavar a dele. Apanhou 3 anos de prisão, pena mínima, regressou como um herói (un vero uomo onorato) e casou com a miúda.

Podia acabar assim, mas não foi bem assim...

Veja como nos links que vos deixei

2 comments:

Fátima Santos said...
This comment has been removed by the author.
Fátima Santos said...

vai lá dar uma forcinha
http://intervalos.blogspot.com/2009/01/convite.html