Sunday, January 11, 2009

A CASA PIA E OS SERRA LOPES

A antiga directora do Independente (já na fase pós Indy...) foi condenada a dois anos de prisão (ver Expresso) por ter engendrado um enredo em que aparecia um “sósia” de Carlos Cuz.

A foto supra foi tirada do Sol, a quem fazemos a devida vénia, e agradecemos ao Arquitecto.

O Tribunal considerou que a jornalista (também formada em Direito) teria tido a intenção de prejudicar o processo Casa Pia, na parte que respeita à acusação contra aquele réu. Acontece que a menina é filha de um dos advogados do réu, Dr Serra Lopes que partilha a representação daquele ex-apresentador com o mano do Zé Sá Fernandes. A acção da menina parece ter sido concertada com a estratégia do papá ou, pelo menos, beneficiaria o seu constituinte. Pior que isto só a acção concertada (não?) do engenheiro Jardim Gonçalves e seus filhinhos, claramente favorecidos pelo papá e seus cúmplices (co-arguidos, entenda-se) em detrimento dos accionistas do BCP (como infeliz accionista, aqui deixo um pouco de publicidade *). Recordo:

  • o Filipinho viu a sua dívida de 12 M€ (doze milhões de euros, santo Deus!!!) considerada incobrável pelo Banco e, quando a coisa veio a público, o papá cobriu o rabo do menino (covered his ass, nada de confusões) pagando ao Banco. Mas só o fez depois de ter sido apanhado, depois da marosca vir a público, note-se...
  • o outro menino, chamemos-lhe Nuninho (não me lembro do nome do rapaz), tinha no seu escritório de advogado, pessoas do BCP em licença sem vencimento com parte do vencimento pago pelo Banco (pois, era assim...), configurando o apoio do papá ao menino, em prejuízo dos accionistas do Banco. O menino, contactado pelos media, disse não falar sobre o assunto por considerar não ser de interesse para o público!

Cada vez se vai tornando mais necessário, imperioso e urgente (mais flores, mais flores, mais flores! cantava o Chico Fanhais) separar o trigo do joio. Na banca como na política e na sociedade há ladrões e gente honesta, há sacanas e gente boa, há parasitas e trabalhadores honrados, há aldrabões e gente fiável.

Como diria o outro, há merda e chocolate.

É preciso desconfiar das fachadas irrepreensíveis e olhar para além delas, sejam os colarinhos brancos ou azúis (ou arco íris...), os fatos Boss ou da Feira do Relógio (se calhar também estes com a marca Boss na ourela...). Lembremos o poeta Aleixo, proleta e semi analfabeto, que, como se topasse os Caldeiras, os Gonçalves e os Costas (via longe!) dizia:

P'ra mentira ser segura e atingir profundidade tem que trazer à mistura qualquer coisa de Verdade;

Sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço, não parecendo o que são, são aquilo que eu pareço;

Quem rouba não pode andar mal vestido, esfarrapado; tem que andar aperaltado prós incautos enganar. (Carago! esta assenta que nem uma luva ao benemérito Pedro Caldeira, ao sr Dr ex-Presidente do BPN e, naturalmente, à cáfila que esteve sentada à mangedoura do BCP, comendo, dando a comer, assobiando para o lado e aldrabando o Mercado, em prejuízo dos accionistas **).

. . . . . . .

* Fala a dor de corno por ter comprado umas acçõezitas quando me parecia (hum, hum, análise nasal, claro!) que a queda estava no fim mas, desgraçadamente, ainda desceu mais, e de que maneira...

** Mais uma vez fala a dor de corno, mas também o diz a CMVM e o Banco de Portugal, clique aqui e ali.

No comments: