Saturday, December 13, 2008

O BPN E O GAFANHOTO DE HENRIQUE RAPOSO

Cliquem nas imagens para ampliar e ler.

A coluna de Henrique Raposo no Expresso de hoje poderia resumir-se, em termos de mensagem, ao último parágrafo (refiro-me à primeira parte, que apresento à esquerda).

Contudo, a maneira de dizer, a sucessão de imagens que conduzem à ideia a comunicar tornam este texto, na minha humilde opinião, uma verdadeira delícia.

Ora vejam lá o que acham e depois digam de vossa justiça.

A segunda parte da coluna, à direita, é interessante quer literalmente quer como metáfora: os europeus deixaram de brincar na rua e esfolar os joelhos e na guerra boa (a do Afeganistão, which else?) parecem pouco dispostos a tirar as joelheiras e alinhar com os seus parceiros americanos - agora no papel de bons da fita por obra e graça de Santo Obama (a ver vamos até que ponto) virgem e (se vai dar em) mártir...

Já agora, vejam mais sobre/do colunista, jovem que anda pelos 30 anos e que é um exemplo do que eu defendo há muitos anos: esta juventude está longe de estar perdida, está longe de estar órfã de valores, está muito longe de ficar a dever alguma coisa (em qualidade como pessoas e como cidadãos) aos pretensiosos (e pretensos...) antifascistas da minha geração.

Antes pelo contrário!

No comments: