Saturday, November 15, 2008

A RIQUEZA DAS NAÇÕES - PIB EM2007

Clique para ampliar; retorne com <-

Os valores são em milhões de dólares A pensar nos meus queridos leitorzinhos para quem os números não são uma chatice terrível, e para quem mil, um milhão e um bilião (american style) e o milliard não são iguais ao litro, deixo aqui, tirado do Público (where else?!), um gráfico de barras representado os 36 maiores PIB do mundo, em 2007.

36 foi para chegar até Portugal.

Esta informação é particularmente importante porque podemos ler jornais e ouvir/ver telejornais em barda e só ficamos a saber de PIB's per capita, mesmo assim o mais provável é ficarmos apenas com as variações anuais. Toda a gente já ouviu n vezes que o PIB da China cresce a dois dígitos (>10% ao ano) desde há dez anos, que o PIB angolano cresceu acima dos 20% nos últimos dois anos (salvo erro), que o PIB português, depois de muita ginástica contabilística, tem andado um bocado abaixo dos 2% e este ano anda abaixo de 1% (e a ver vamos como fica no fecho do ano).

Estamos marrecos de ouvir falar no G7 onde, misteriosamente, nos últimos anos, se tem sentado o Canadá (?!) mas não a China...

E ficamos (eu tenho-a atravessada) com a pergunta: porra, afinal, em valores absolutos, como é? A China já ultrapassou a Alemanha? A Índia por onde anda? e o Brasil? Fala-se dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) mas quanto valem (em termos de PIB, entenda-se)?

Este gráfico dá-nos a resposta. Atenção que a China, a crescer em 2007 acima dos 10% e a Alemanha na casa dos 2%, está visto que já está em 3º lugar e começa a morder as botas ao Japão.

Os States, esses estão ainda muito, muito longe.

Reparam na curiosidade da posição mano a mano de Portugal e da Venezuela? O nosso Zé Sócrates deve andar a tentar ultrapassar a Venezuela e, com jeitinho, o Irão.

A Grécia do tempo do Cavaco já vai longe...

No comments: