Saturday, October 11, 2008

O admirável Mundo Muçulmano...

Não sei se se aperceberam, mas está em discussão nas altas instâncias sauditas uma proposta de edito religioso (fatwa) para obrigar as mulheres a andarem só com um olho destapado. Não é gozo, é mesmo a sério!!!

Isto depois de vários figurões terem bolsado a opinião de que os comentadores e os proprietários de certos canais televisivos deveriam ser condenados à morte (e mortos, claro...) pelos programas menos "modestos" que difundem na sua programação. Não se trata de pornografia, mas de inocentes mostranços de joelhos e pescoços.

Bando de bardamerdas!

Para amenizar, aqui vai uma figurinha que a minha mais que tudo me mandou há uns tempos e que tem agora a sua oportunidade.

3 comments:

Fátima Santos said...

jura?! eu nem acabei de ler (ainda!) mas tu jura que..um olho? porra ! nem se ria se chore...

Marques Correia said...

Afirmativo! Aquela malta na RSA é lixada e, aparentemente, os teóricos do islamismo lá do sítio devem considerar que as regras para utilização das mulheres devem ser muito liberais.
Vê lá tu que até há algumas que querem conduzir fora dos condomínio fechados e sem o acompanhamento de um homem da família! Um escândalao!
Daí estas propostas, que apontam no sentido de uma maior "modéstia" nos costumes e maior controlo por parte dos homens da família.

Marques Correia said...

Publico, 08.10.2008, Margarida Santos Lopes

"Xeque saudita recomenda uma fatwa para que as mulheres só mostrem um olho

Entre as muitas restrições a que estão sujeitas as mulheres na Arábia Saudita poderá juntar-se mais uma: quando saírem à rua, se não usarem um lenço que lhes oculte todo o rosto, só poderão mostrar um olho. É o que determina uma fatwa (édito religioso) proposta pelo xeque ultraconservador Muhammad al-Habadan, defensor de "um reforço das regras da modéstia".
Para o xeque, que respondia a dúvidas de ouvintes no canal de TV por satélite al-Majd, "a revelação dos dois olhos encoraja as mulheres a usar maquilhagem [que é proibida] e atrai demasiada atenção, o que é um comportamento corrupto, em conflito com os princípios islâmicos." Como fazer então a vida diária apenas com visão parcial? Explica o xeque, muito popular entre os crentes masculinos: "Quando forem às compras, as mulheres poderão retirar totalmente o pedaço de tecido que tapa um dos olhos para poderem usar os dois... num limitado período de tempo."