Tuesday, September 02, 2008

DESIDÉRIO MURCHO, O FILÓSOFO - NÃO PERCAM

Quem me conhece sabe bem o quão fortes são as primeiras impressões com que fico de pessoas ou de coisas. Em particular de pessoas.

Depois é o diabo para mudar essa primeira impressão!

Não é que a mudança não se faça e não seja fácil e, muitas vezes radical. A dificuldade está em eu "perder tempo" com um segundo olhar para uma coisa que me deu a forte impressão de não valer a pena.

Já há muito tempo que tinha reparado num colunista do Público, P2, de ar patusco, com um nome (pseudónimo?) ainda mais patusco: Desidério Murcho. Ainda por cima, subscreve os seus textos com um enigmático "Filósofo".

Claro que nunca me deu a pachorra de o ler. Até que o li...

Foi o bastante para a tal impressão forte ser substituída por outra: o homem "tem assunto", não escreve mal, tem uma visão muito lúcida, e com alguma graça, dos temas que aborda.

Ainda por cima tem abordagens abstractas (ou de temas abstractos) a que não sou particularmente "ligado" e que me surgem, por isso mesmo, como novidades interessantes no meu panorama de leituras e interesses.

Posto isto, read the man!

1 comment:

Desidério Murcho said...

Obrigado pela mudança de atitude, que espero não vir a desmerecer. E não, o meu absurdo nome não é pseudónimo. :-)