Sunday, July 06, 2008

A PROPRIEDADE PRIVADA

Sempre me causou espanto as pessoas super ciosas dos seus "direitos" que reclamam quando no baldio do outro lado da rua é construído um prédio que lhes tira "as vistas".

Aparentemente, para essa gente, as cidades deviam ser uma espécie de descampados onde cada um de nós teria a sua moradia isolada, com montes de terreno à volta e "vistas" a perder de vista... mesmo pagando apenas o preço de um T2 no 7º andar de num condomínio de 2ª categoria! Isso é que são direitos, carago!!!

Pois a "nossa" Paula Rego está em pé de guerra por o dono do prédio ao lado querer acrescentar-lhe dois andares, que lhe vão fazer um bocadinho de sombra sobre a generosa claraboia que "abastece" o estúdio de luz natural.

Claro que a "nossa" Paula está-se cagando se o PDM lá do sítio permite a obra que o vizinho quer fazer na sua propriedade: a ela só interessa evitar a chatice de ter que procurar outro estúdio, caso a luz natural deixe de ser a ideal, depois da obra do vizinho!

Será que a tótó não se enxerga?! Será que não quer gastar dinheiro para montar um estúdio no centro de uma propriedade nos arredores que lhe garanta que nenhum prédio será construído próximo do seu estúdio?!

Até parece que os estúdios dos artistas consagrados têm direitos de servidão sobre os terrenos circundantes, à imagem do que sucede com aeroportos, paióis e outros que tais!

A fama subiu-lhe à cabeça, tá visto...

2 comments:

Anonymous said...

Talvez a Paula Rego esteja a puxar dos galões, mas que há tantos andares a serem vendidos, com "vista para o Mar", para depois e passado pouco tempo aparecer um mamarracho mesmo em frente, a roubar a dita vista e a desvalorizar o primeiro edificio.

Marques Correia said...

Pois, só que a "vista para o mar" inexistente ou não garantida quase nunca está no contrato de compra e, quando o está, em geral nada o suporta.
Ou seja eu, comprador, posso ser enganado pelo homem da imobiliária, que isso não me dá o direito de impedir o dono do terreno da frente de fazer um prédio de 10 andares, permitido pelo PDM, só porque me deixei enganar.
Posso é recorrer ao tribunal se puder provar que o tipo da imobiliária me enganou.
. . . .
De resto, não estou no campo, o terreno à volta do prédio em que moro é suposto ser para construir dentro do que permitirem o PDM e outros instrumentos reguladores vigentes.