Sunday, July 27, 2008

O MILAGRE DE S. CRISÓSTOMO


Será possível que nunca vos tenha contado o Milagre de S. Crisóstomo?! A estória, que creio ser da autoria do meu amigo Toni Ferreira, reza mais ou menos assim:
S. Crisóstomo era um eremita já velhote, em crise de fé, que se afastava da cidade e do mundo para melhor buscar o Senhor, nos seus insondáveis caminhos. Numa certa época constríu ele uma choupana (nome que se dá às cabanas dos santos eremitas) muito longe da cidade, num sítio cujo sossego só era cortado pelo murmurar das águas frescas e límpidas de um ribeiro.
O bom do santo habituou-se a meditar boiando na água, só com um chapéu a proteger-lhe o toutiço onde a cabeleira farta de outrora já rareava. A corrente arrastava-o mansamente e, quando a meditação terminava, nadava vigorosamente rio acima, castigando o corpo daquela preguiça que o diabo colou, implacavelmente, ao acto de meditar.
Um belo dia, S. Crisóstomo entrou em acesa disputa com o mafarrico e a discussão foi tão demorada que, quando deu por si, tinha "dado à costa" numa praia fluvial onde três banhistas olhavam com curiosidade o destroço esquisito trazido pelas águas.
A consciência da sua nudez fê-lo levantar-se de um pulo, rapar do chapéu e cobrir apressadamente as partes pudibundas.
Mas então, para sua grande aflição, reparou que as banhistas, pois que de meninas se tratava, estavam a fazer nudismo e os olhos do ancião, guiados pelo demo, saltavam de peitos para púbis, de púbis para nádegas, destas de novo para peitos, num frenesi demoníaco a que o bom do santo só conseguiu por cobro tapando os olhos com ambas as mãos.
E então deu-se o milagre de S. Crisóstomo:
O chapéu não caíu...

2 comments:

Anonymous said...

Porcalhão!
Venho cada vez menos a este blogue, mas cada vez que venho, é só trampa e falta de nível.
Ainda por cima a história não pem graça nenhuma.

Marques Correia said...

Porcalhão?! Porquê?!

Por que é que julga que o chapéu não caíu?

O chapéu era de palha e ficou preso nos pelos da barriga do santo homem, foi só isso!

Tu madre!!!