Tuesday, April 29, 2008

25 de Abril

Poucas coisas me agradam mais no 25 de Abril que ver a "malta nova" a borrifar-se para ele de alto e de repuxo: realmente, para quê ligar a uma data que assinala, simplesmente, a reposição da normalidade?

Embandeirar em arco por deixarmos de ter colónias?! Não era assim em toda a Europa há uma porrada de tempo?

Embandeirar em arco por um regime retrógrado, sacrista e autoritário ter sido deposto, permitindo-se que a democracia representativa se instalasse? Não era assim na Europa ocidental há uma porrada de tempo?

Embandeirar em arco pela Liberdade, quando a Liberdade recém adquirida esteve quase a perder-se às garras dos que se auto intitulavam anti fascistas?

Embandeirar em arco em 1974, ah! isso sim, sem dúvida nenhuma!

Mas 34 anos depois?! Ainda por cima para ver e ouvir o Pedro Barroso, gordíssimo, a cantar a Menina, que lhe vem despertando (nos últimos 30 anos!!!) vontades marinheiras de atracar?!

Por amor de Deus!

2 comments:

Anonymous said...

O 25 de Abril continua a incomodar muita gente, não há dúvida.
As saudades do 24 de Abril devem ser muito grandes,por estes lados.

Marques Correia said...

Estás enganado, meu (como sempre...)
Saudades do 24 de Abril tem a malta como tu que, nesse tempo, ainda passavam por anti fascistas. Após o 25 de Abril, percebeu-se logo que eram apenas contra aquele fascismo e tencionavam substituí-lo por outro, o vosso, o da Sóvia.
E tencionavam fazê-lo contra toda a evidência de que eram um partido minoritário, contando desde cedo as espingardas que tinham. Só se remeteram às encolhas quando perceberam que à porrada também não iam lá, aí por 25 de Novembro de 1975.
Por isso, a libertação de Portugal começou com o 25 de Abril mas só se completou com o 25 de Novembro.
. . . . . .
Antifascistas, my ass!!!!