Sunday, March 16, 2008

AINDA A "COISA" DOS PROFESSORES E SUAS ESCOLAS

Por me parecer de algum interesse para quem se interessa por estas guerras, transcrevo para aqui uma intervenção que fiz num outro local (http://groups.msn.com/antigosdoliceusalvadorcorreia), que vem no seguimento do post "As duas Reformas", publicado aqui, há uns dias atrás.

"... com um bocadinho mais de tempo (hoje, pelo menos) para estas lides, deixem-me dizer um bocadinho mais do que o que disse (tentei, pelo menos) na minha primeira intervenção neste fio.

Não morro de amores pelo PS (sou um PSD serôdio, ai de mim!), nem pela ministra. Confesso um certa simpatia pelo Zé Sócrates, pelo menos desde a sua luta frontal e persistente (se calhar teimosa) em prol da co-incineração a qual, oito anos depois (só agora), está a triunfar em toda a linha nos vários processos que vão chegando ao Supremo. Aleluia!!!

Confesso também a minha simpatia pelos professores, em cujo colectivo tenho uma irmã (a única) e muitos amigos. Além dos laços de sangue e de amizade (também uma espécie de laços de sangue...) são pessoas que admiro, estimo e respeito. A irmã em particular.

Contudo...

Contudo, não posso deixar de usar a cabecinha para pensar (se calhar porque não uso chapéu) e preocupar-me muito com a falta exasperante de resultados do nosso sistema de ensino.

Como é possível que com tanta gente boa, valiosa, inteligente e etc que tem passado pelo Ministério e pelas escolas o ensino seja a merda que é?! Merda mesmo, é só ver as estatísticas que nos permitem comparar resultados com os de outros países menos "modernos e ocidentais" e que utilizam muito menos recursos que nós (quer em % do PIB per capita quer, alguns deles, em valor absoluto) para os obterem?

E aqui, chegamos ao outro nó da questão: como é que raio se desperdiça tanto dinheiro, tantos recursos (humanos, nomeadamente) sendo o País a choldra que é (esta da choldra é em homenagem a um amigo meu, não ao nosso antigo rei)? Por que é que não se gasta com mais rigor, com mais parcimónia, com mais controlo e responsabilidade?!

Os maus resultados (maus, uma ova: péssimos!) e o esbulho dos dinheiros públicos, que vêm de muito longe, pelo menos do 25 de Abril, fazem-me ter, à partida, uma grande consideração e respeito por quem tenta remar contra a maré (leia-se, a ministra) e olhar com lástima e desconfiança para quem reage sempre contra tudo o que venha alterar, num milímetro que seja, a situação existente no mundo do ensino (os sindicatos e, parece-me, a grande massa dos professores).

Claro que considero que a escola pública é "nossa", da sociedade que somos, de quem paga impostos, em particular (quero crer, que todos nós), e não dos professores.

Muito menos dos sindicatos."

2 comments:

Anonymous said...

Ao ler alguns dos seus artigos... pergunto-me como é que em certos assuntos, pode ser tão demagogo.
Apenas isto...
Para si e da forma como escreve, só mesmo no tempo do Salazar é que encaixava.
Faça valer o nome do seu Blog e pense um pouco.
Esqueci-me! É português e dos que tem o defeito mais característico do nosso povo (bruto) de comentar sem conhecer certas realidades.
É certo que fala muitas verdades e bem opinadas, mas não pode julgar que é dono da razão...
do pensar.
Por momentos, esqueci-me da razão de existir dos blogs...
Recomendo leitura de Diário da República, estatutos e história real... e não aquela que ouviu contar ou que comeu pela T.V.

Marques Correia said...

Caro Nuno,
chamo-lhe Nuno, mas ao clicar no Nuno, em vez de um perfil, aparece, simplesmente "Anonymous".
Assim, meu amigo, sobre escrever nos tempos do Salazar, estamos conversados...
Voltei a ler o texto que mereceu o seu comentário e não encontro qualquer razão para as suas referências a "julgar que é (sou) dono da razão", "ser tão demagogo", "comentar sem conhecer certas realidades"...
Afinal limitei-me a queixar-me da falta de resultados no sistema de ensino (público)e que os professores e os seus sindicatos reagem sempre contra qualquer mudança que se pretenda fazer. Foi assim durante estes 34 anos.
À parte o Nuno conviver manifestamente mal com as opiniões alheias (é patente!) continuoa não ver motivo para os seus comentários.
Será por eu ser do PSD (ai que criiiiiiimee!) e, ainda por cima, simpatizar com o Sócrates?