Saturday, October 13, 2007

Mais vale tarde... VIVAM AS BARRAGENS!!!!!!!!!!!!

Apos Bruxelas ter dado luz verde a barragem do Baixo Sabor, e da barragem de Odelouca ter arrancado (de vez?) os nossos amados governantes la resolveram deixar-se de hesitacoes e publicaram o plano de construcao de barragens: nada menos que dez delas!

Claro que os defensores das centrais termicas, os venraveis ambientalistas (com o careca da Quer Cus a frente), na sua sanha ignara contra as barragens, comecaram ja a fazer batucada, aludindo, nunca explicando, ao mal (?) que as ditas fazem ao ambiente. Parece que a coisa se resume a ocupar com agua margens do rio que, doutra forma, seriam pasto para os bichinhos...

Estes honrados cidadaos (bolas, nao e que tinha escrito "palermas"?!) terao, por acaso, alguma ideia genial de como aproveitar a agua dos rios que corre, incontinente e dasaproveitada, para o mar (poetico, ha?) sem represas, barragens e coisas assim? Nao terao, os paloncos, qualquer premonicao (creio que coisas mais cientificas que isso nao entra nas suas delicadas e gentis cabecitas) de que o consumo de agua doce esta a crescer e a disponibilidade desta so cresce nas zonas dos glaciares e da calota polar que vao derretendo a medida que as centrais termicas (e, va la, os nossos popos) bombeiam gases para a atmosfera?

Neste particular, conto com a teimosia do Socrates para nao voltar atras com o plano de construcao das barragens, em particular com a do baixo Sabor que transformara um vale totalmente inaproveitado numa reserva de agua potavel, num lago para o pessoal nadar e andar de barco (a vela, pelo menos) e numa fonte de energia limpa. Esperando que os bichinhos se desloquem para o lado e desmintam o careca da Quer Cus que pensa que os ditos ficam a ver a agua a subir, a subir, ate se afogarem...

Este magnifico texto que deixo aos meus fieis leitorzinho foi comecado num computador que so tinha caracteres arabes e uns muito sumarios caracteres "nossos" (algures nos emiratos arabes unidos) e acabado no aeroporto de Amsterdam, num computador que tambem nao tinha nem til, nem acentos, nem c cedilhado. Tenho que resolver a questao da fraca capacidade de carga do meu portatil, ta visto.

Aqui fica o meu pedido de desculpas.

1 comment:

Fátima Santos said...

eu ainda só li o que está azul: é buédatarde e tou cansada, mas não resisto.
Quando andares a vergar a mola por aí eu não me importo de te seguir transportando o meu velhinho portátil...