Wednesday, February 28, 2007

Zeca Afonso e as loucuras alentejanas...

Ao completarem-se os 20 anos sobre a morte do Zeca Afonso, o "país solidário" agitou-se tentando trazer para a ribalta um cantor que foi muito importante antes do 25 de Abril mas que, depois daquela data, apareceu sempre colado à esquerda mais tresloucada do tipo "amigos do general Otelo", poder popular, UDP's, PUP's, GDUP's, FUP's e quejandos que não são mais (tirando a UDP, claro) que uma névoa difusa que já não sabemos bem o que eram nem quem lá andava - apenas que a ligação ao "general Otelo" era um traço de união.

Passado o 25 de Abril, na vertigem da "revolução", a qualidade da música do Zeca, contariamente ao que sucedeu com, por exemplo, Sérgio Godinho, caíu a pique com temas e letras feitas "a metro", do tipo "vamos todos ajudar o poder popular, vaiiiii" ou "Angola ué! Angola uá! fica de pé com o MPLA" e outros belos poemas quejandos. Uma lástima!

Pois a rapaziada de Grândola lembrou-se agora de fundar um Observatório Internacional das Canções de Protesto! Um quê?!

É preciso comentar?!

Porra!

3 comments:

Anonymous said...

Apelidar as letras de José Afonso de feitas a metro é demonstrar a ignorância total face à sua obra e contribuir para o lugar comum e o cliché em que querem colocar José Afonso.
Recomenda-se alguma leitura, estudo e reflexão ao autor dessas afirmações.

Marques Correia said...

Filho, considerei e considero a metro não "as" letras do Zeca Afonso, mas apenas parte do que ele produziu depois do 25 de Abril, na fase sempre, sempre ao lado do povo já!
Por exemplo:

"Um homem novo veio da mata...
não é soldado de profissão...
...
O imperialismo não passará!
O colonialismo não passará!
Veio da mata um homem novo
Com o MPLA
(pam,pam,parararã)
Com o MPLA"

Filho, em sou apoiante do MPLA desde os meus teens anos. A minha crítica às letras do Zeca não tem a ver com o facto de ele apoiar quem quer que seja.
Trata-se apenas de dizer (e reafirmar) que, nesta fase derradeira, ele cantava letras a metro e não poemas.
Disse e exemplifiquei!

Anonymous said...

tu deves ter a mania que és o Marcelo Rebelo de Sousa aqui do sitio, não? Criticas tudo e todos, ainda andas á procura da tua identidade?