Sunday, December 03, 2006

HOMENAGEM A JOSÉ VILHENA

Uma ida rápida a Lagos proporcionou-me uma espécie de revisão da matéria dada, ao rever/ler uma colecção de Cavacos, Fala Baratos, Gaiolas Abertas e revistas subsequentes daquele humorista meio maldito.

De facto, só a tese de mestrado do Rui Zink, publicada em livro, a exposição no Palácio das Galveias e uma antologia de desenhos do mestre, da responsabilidade de Rui Zink, permitiram que as novas gerações o conhecessem e as mais antigas o vissem e dele falassem sem o pudor pateta que muitas vezes acompanhava as alusões à sua obra.

Como assinante das suas revistas durante muitos anos, comprador dos seus livros, em particular os do tempo da outra senhora, e admirador confesso do mestre, cumpre-me homenageá-lo publicando aqui alguns dos desenhos de sátira mordaz e certeira, tanto do meu agrado. Começo por uma constatação histórica, corolário de investigação aturada levada a cabo com a colaboração da prestimosa Dorita, funcionária para todo o serviço:

O desenho que se segue era (salvo erro) do livro O Elogio da Nobreza, publicado antes do 25 de Abril, que tive, emprestei e não consegui recuperar, muito menos o encontrei à venda...

A seguir, uma piada que faz lembar o Cesarini no poema em que refere qualquer coisa como para quê falarmos tanto da fome, quando há tanta gente que come...

... e para terminar, por hoje, aqui vai a famosíssima Parábola dos camaleões:

No comments: