Sunday, September 24, 2006

Liberdade com responsabilidade ... nos States, claro!

in Público de domingo, (com erros e tudo...)

Realmente, os tribunais americanos enchem-me as medidas (enfim, na maior parte dos casos...).

Enquanto cá na Parvónia os jornalistas não precisam de proteger as fontes, nos States, não basta dizer "não sou eu que ofendo ou difamo, as minhas fontes é que me disseram...": se o jornalista quer divulgar uma informação que lesa, ofende, difama outro cidadão, tem que provar que o que disse é verdade ou arcar com as consequências.

Ou seja, se o jornalista quer proteger as suas fontes, garantindo o fluxo futuro de informações, tem que fazê-lo "com o corpinho".

Na nossa terrinha, basta dizer que foi uma fonte para ninguém nos ir à mão e os ofendidos ficarem com as suas a abanar, já que não podem processar "as fontes" e o jornalista não é obrigado a revelá-las nem assume a responsabilidade emm seu lugar.

Enfim, a balda do costume...

1 comment:

Fátima Santos said...

eu até que concordo contigo, mas a frase do Juiz nada está acima da lei ficou-me embaraçada no lugar das duvidas - a lei? e o homem? a lei escrita numas tábuas há milénios...mesmo essa...
Tás vendo, já sabes porque me disse SEI LÁ...