Monday, July 17, 2006

Os Paraísos segundo os deuses da Ecologia

O Público trazia uma interessante estatística: a lista dos países em que a população se sentia mais feliz, em que o "desenvolvimento" menos agredia o planeta. O Planeta sentir-se-ia, pois, muito feliz nessas paragens.

A chatice é que, para além do 1º lugar para o Vanuatu, paraíso onde parece que não há Coca Cola nem MacDonnalds e o maralhal anda todo nu, ou quase. A chatice, dizia o je, é que em 2º lugar vem a Colômbia e em 3º a Costa Rica, aparecendo a República Dominicana num dos lugares seguintes e (suspeito, mas não confirmei) o Haiti deve aparecer num lugar cimeiro. Portugal fica-se para lá do 130º lugar.

Um conhecido empresário dizia há pouco tempo que em Portugal mandava a Quercus (seja a Quercus borealis ou a Quercus suber).

Pela amostra do que é um planeta feliz, eles que fiquem na Colômbia e nos deixem fazer a barragem no Sabor (no tal último vale selvagem da Europa) e os aldeamentos na Comporta - para termos alternativa ao Vanuatu e a Punta Cana.

É pena que esta gente prefira as centrais térmicas às barragens, ache que para ir à praia o carrito tenha que ficar a 2km da água e que o sítio onde se bebe uma água não possa ficar a menos que 500 m da dita.

Por que raio serão assim?! Quem lhes paga?! Que prefiram a Colômbia ainda posso perceber...

1 comment:

Fátima Santos said...

...mas isto de Quer cus não é um erro, pois não? foi um lapsus teclandus, na foi?