Saturday, April 22, 2006

A Assembleia da República e a indignação hipócrita do maralhal

Nesta batucada da indignação dos "bons cidadãos" contra os políticos mandriões e faltosos que preferiram começar o fim de semana da Páscoa à quarta feira, só me apercebi de uma voz sensata: o Narana Coissoró.

Sabendo ele que os deputados têm o mesmíssimo direito a faltar às sessões, com as mesmíssimas consequências, nas mesmíssimas variadas circunstâncias que a lei define, caracteriza e prescreve (porque, se não estão acima da lei, também não estão abaixo dela) dizia ele que era da mais elememtar prudência não agendar votações, para mais votações importantes, para datas em que a incidência de faltas seja previsível. Adiantou mesmo que o plenário não reunisse na semana santa, apenas funcionassem as comissões parlamentares.

E deu como exemplo de dias de alto absentismo expectável os de jogos de futebol importantes.

O ciddadão exemplar (les braves gents, do Brassens) tremeram de indignação: eles são uns privilegiados, se nós (?) não podemos faltar, por que é que eles podem?!

Pergunta errada, que deveria ser substituída por est'outra: se nós podemos faltar (justificamos, metemos um dia de férias, "adoecemos" ou, simplesmente, não justificamos, ponto final) por que carga de água devemos esperar (ou desejar...) que eles não possam?!

Se calhar, dever-se-iam alterar as leis: para as braves gents, as leis actuais; para os deputados, uma alínea nos direitos laborais dizendo "excepto para deputados".

Era lindo... mas é isto mesmo que as braves gents (sem assumirem) gostariam que se fizesse.

1 comment:

Fátima Santos said...

gosto braves gens do meu saudoso Brassens :)