Saturday, March 18, 2006

Qual é o espanto?!

Os nossos comentadores, noticiadores e quejandos afinam pelo mesmo diapasão ao declararem o espanto por "um homem que ficará para a História como um monstro" ser objecto de tanta homenagem na sua terra.

Esquecem-se (esquecem-se?) que a desagregação da Jugoslávia trouxe à tona ódios antigos entre comunidades, com o particular acicate das diferenças religiosas. Naturalmente que Slobodan é visto entre os sérvios como um estadista injustamente perseguido pelos estrangeiros que ocuparam o país para proteger "os outros". E tal como aconteceu em Nuremberga só os criminosos do lado derrotado foram julgados, ficando de fora os criminosos do lado apoiado pela NATO & Cia.

O espanto saudável seria se os tais comentadores se atrevessem a fazer uma outra pergunta:

- Então e os criminosos do outro lado?! Cadê?!

Afinal, depois das tropas estrangeiras terem posto cobro às matanças feitas pelos sérvios, os muçulmanos passaram à vingança e os sérvios passaram a ser as vítimas. Tal como do lado muçulmano, também entre os sérvios foram os velhos e as crianças as vítimas preferenciais. Muitas vezes com a protecção condescendente das tropas de ocupação (perdão, de manutenção da paz).

Mas isso, se calhar, ia ferir a ordem estabelecida por minudências...

No comments: