Tuesday, March 28, 2006

Histórias do Mato I

Como a minha amiga Teresa Lacerda não tem atinado com os posts, aproveitando o renascer deste tema no site da malta do Salvador Correia, aqui enxerto uma das estórias dela. Enjoy!

"Início da década de 50.

O papá Lacerda colocado em Cacolo como administrador dos Bondo e Bângalas, entre Saurimo e Malange, vivia feliz e contente entre a administração e as sanzalas e a colecta dos impostos e a tentativa (frouxa) de convencer uns quantos mancebos a oferecerem-se como "voluntários" para as minas da Diamang no Dundo e a orientar umas quantas queimadas "controladas" e a promover o recenciamento e a vacinação da varíola (e não sei que mais)(quem se lembra das brigadas da Pentamidina?) e a sua casa.

Tão feliz estava que se recusava a pedir transferência para uma terra mais... Cacolo não tinha médico, nem padre, nem escola...

A mamã Raquel que se esforçava desesperadamente em orientar uma casa cheia de crianças e os milhentos funcionários que lhe caíam no prato porque se diziam e estavam em trânsito e ainda não tinha sido "inventado" o avião para aquelas bandas e chegavam por terra e arrasados de dias e dias de viagem com mulheres, sogras e filhos pedia-lhe desesperada que pensasse na dita transferência até porque a Teresinha(eu) estava em idade de ir para a escola. Que não, que estava muito bem ali, que o clima era óptimo, que havia muita caça, que os funcionários eram porreirinhos, que as crianças andavam à vontade...

A mamã Raquel que fizera o curso comercial há pouco tempo(casara-se com 16 anos) e ainda tinha as matérias muito frescas decidiu ensinar a sua primogénita(eu) a ler e a escrever.

E assim foi: com resmas de papel almaço e lápis vários e mais tarde com caneta de aparo e um tinteiro que o papá Lacerda trouxe da administração ensinou a criança(eu) a ler e a escrever (todas as regras gramaticais de que se lembrava - e eram muitas) e também as tabuadas e as contas e problemas daqueles das torneiras etc... e Geografia e História de Portugal. E tão entusiasmada andava que quase deu o curso comercial à cachopa(eu) que ia aprendendo tudo julgando que era assim mesmo!

Quando achou que sim, que a rapariga(eu) já lia e etc, foram a Saurimo e inscreveram-na para fazer os exames da 1ª à 2ª e da 2ª à 3ª em regime de ensino doméstico e no dia afixado lá foram todos na carrinha que dessa vez até funcionou. (Nessa altura faziam-se exames em todas as classes, lembram-se?)

Corria o ano de 1953.

Claro que a rapariga(eu) fez uns exames belíssimos e ao fim do dia resolveram regressar a Cacolo pela fresca.

Feitos vários kms, o ajudante da carrinha que ia de farolim ligado a baterias, bate na capota a assinalar caça. O papá Lacerda emocionado, trava e salta ligeiro(também ele era um rapazito...) e pega na espingarda para prover a nossa gruta de carne fresca! A recém-examinada(eu) estava em pulgas: a sua 1ª caçada!

O Xico dizia: "Patrão, é um veado e vem para a estrada, para a frente do carro". O papá Lacerda corre para a frente do mesmo e espera. Um belíssimo veado cruza a estrada em saltos elegantes e o destemido caçador dispara... e não acerta. O Xico grita: "Patrão! está a dar a volta no mato e vai passar por trás da carrinha!" E lá vai o caçador aos saltos apanhar o veado quando ele passasse pela estrada. O veado passou, o caçador disparou e não acertou. E o Xico grita: "Patrão! está a dar a volta no mato..." E nova correria para a frente da carrinha... E novo disparo e nada!

E na cabine a mamã Raquel e a filha(eu) riam-se às gargalhadas! "Passem-me cartuchos e não façam barulho que me espantam a caça!" gritava o caçador. Os cartuchos seguiam viagem mas não acertavam... O caçador desistiu de correr para a traseira da carrinha quando se apercebeu que a caça voltaria para a parte da frente, aí para a 5ª ou 6ª volta...

Depois foi o descalabro total: que tivessem contado (no meio da risota, dos gritos por cartuchos e pedidos de pouco barulho) foram mais 17 voltas que a criatura deu ao carro!!! E eis que à 17ª volta contada, o veado dá o tal salto elegante pela estrada e cai redondo na valeta depois do tiro!

Gritos e vivas e felicitações!

Aproximaram-se do bicho e não havia sinal de bala...

Nunca souberam de que tinha morrido: de susto, ataque cardíaco ou exaustão.

A recém-examinada(eu) recusou-se a assistir à autópsia, a comer nem que fosse uma febra e nunca mais quis ir a caçadas...

Beijinhos da vossa

Teresa"

2 comments:

Fátima Santos said...

ai esta é que é a Teresa Lacerda?!
As histórias dela (da família!) são muito bem escritas, a moça é uma contadora de histórias. Obrigada e aperta lá com a Teresa para que escreva. Um abraço, irmão.

Anonymous said...

Então, não há mais estórias?
Quero mais!!!