Sunday, November 27, 2005

Visite Istambul

A mesquita de Suleiman vista do Bósforo, com a ponte que guarda a entrada do Corno de Ouro à direita

Para quem nunca tinha visitado um país muçulmano, Istambul foi uma surpresa muito, muito agradável.

É verdade que há mesquitas por todo o lado, eriçadas de altifalantes que debitam às seis da matina e às seis da tarde os cânticos a chamar os fiéis, com mais três rezas cantadas entre essas duas, ao nascer e pôr do sol, mas de resto, nem mulheres mascaradas ou burcadas, nem moscas a disputarem-nos o chá (que não é de menta, mas bom e saboroso chá preto), nem bandos de pedintes a chatear o viajante. Mesmo o véu dito islâmico só de longe em longe se vislumbra, vendo-se mulherio com aspecto normalíssimo, inclusive seguranças de pistola à cinta (no aeroporto).

Uma cidade enorme, razoavelmente limpa, com bazares que mais parecem centros comerciais (pelo menos o Grande Bazar e o Bazar das Especiarias), restaurantes para todos os gostos (em geral com preços mais europeus que asiáticos...), comércio a dar com um pau (couros, ouro, roupas, especiarias, quinquilharias), hotéis em conta. Ah! os russos estão por todo o lado (as russas é que dão mais nas vistas...)

Para além disso, a cidade é linda, linda, linda! Nas margens do Bósforo há palacetes e palácios com arquitectura e tamanho muito variados, a lembrar os livros do Corto Maltese e os tempos do Oriente Expresso (de que há agora uma outra versão, quinzenal, salvo erro, partindo de Londres). E não cheguei a atravessar para a cidade antiga, na margem asiática do Bósforo...

Em resumo, vá lá passar uma semanita e tu me diras des nouvelles!

2 comments:

Anonymous said...

Estiveste em serviço e andaste a passear no Bósforo de barco?!
Grandes vidas!!!

Fátima Santos said...

Pois inda bem que gostaste e plantaste aqui... pra "mim" começar a "fazer o terreno"... Beijocas.