Saturday, October 29, 2005

Reabilitar o colonialismo (coisas de retornado, no seu pior)

Anda por aí a recolher assinaturas um site com uma petição para que seja "feita justiça" aos "...que nados e criados ou só criados além-mar ergueram sob o signo do trabalho honesto verdadeiros IMPÉRIOS, a REPARAÇÃO MORAL, afinal, a que temos jus".

Esta malta não aprendeu nada e pensa que, só por se terem passado trinta anos sobre o 25 de Abril, já ninguém se lembra de como os pretos eram tratados, de como eram relegados para um lugar mais que secundário na sua própria terra onde só tinham direito a levar uma vida de criado, ou pouco mais, desde que andassem na linha.

Mas leiam, leiam a petição que esta malta tem a lata de fazer.

Aqui fica o link: http://www.petitiononline.com/verdade/

O mais triste desta tragédia toda é que muitos dos que vão subscrever a petição (uns escassos 101, em 30/10 às 07h55) estão convencidos (mesmo!) de que os pretos eram tratados com bondade e tolerância e que só os malandros, os que se deixavam levar pelos "nossos inimigos externos" é que eram sujeitos a castigos (justos, portanto).

De resto, acham que a sociedade era multi-racial (ainda que feita de modo unívoco: branco com preta, quase nunca o contrário...) e que a descolonização deveria ter sido feita, contra tudo e contra todos, de uma forma "séria", ou seja, dando tempo a que os colonos de lá tirassem tudo o que possuíam, incluindo fábricas, maquinaria, carros, barcos, recheio de casa, etc, etc, etc.

Esse tempo só poderia ter sido obtido à custa do prolongamento da presença militar, com o empenhamento de quem, durante 14 anos, lhes permitiu uma vida sossegada e proveitosa, muitas vezes um enriquecimento rápido, que (quase) só aos portugueses (leia-se brancos) beneficiou: a tropa portuguesa, tão mal vista pelos colonos...

Ora a tropa portuguesa fez-lhes um manguito dos grandes, como era de esperar, e muito bem!

1 comment:

Anonymous said...

Não devias dar tanto tempo de antena a gajos que já não existem... são completamente virtuais... Este artigo só valeu a pena pela preta... mas que ricas mamas... já não vejo mamilos tão eróticos, há mais de uma década... que belas mamocas (uf)...