Thursday, August 04, 2005

Disparar primeiro e perguntar depois?!

Continuo a ler sobre o pobrezinho do brazuka morto "por engano" pela polícia inglesa que agora anda armada e "atira primeiro e pergunta depois".

Será distração de quem escreve ou é desonestidade mesmo?

Em primeiro lugar, o infeliz do brasileiro não foi morto "por engano": era ele que estava a ser seguido, foi ele mesmo que ao ser mandado parar não só não parou como saltou a barreira de torniquetes e se dirigiu em correria para o metro. Foi abatido (ele mesmo, o que não parou e fugiu - não foi engano).

Em segundo lugar, as perguntas fazem-se depois do suspeito (ele mesmo - não há engano - o Jean Charles) parar com as mãozinhas bem à vista. Claro que um polícia bem preparado fisica e civicamente (pelo menos...) deveria ter perguntado, deitando os bofes pela boca:

"Homem, por que foge? por ser bombista suicida, por ter medo de apanhar, por ter o visto caducado ou por outra razão qualquer?"

Se o visado entrasse numa carruagem e se fizesse explodir, a polícia concluiria "OK, não há engano, era mesmo bombista; mas por que raio não terá respondido?! que coisa!" e tentaria reformular a pergunta a fazer ao próximo suspeito em fuga.

Lindo, não era?

Desgraçadamente os Bin Laden deste mundo devem estar a rir-se, com os infiéis a matarem-se uns aos outros e a acusarem a polícia de excesso de uso da força...

No comments: