Tuesday, January 11, 2005

O engº Zé Sócrates...

Causa-me quase pena ouvir as intervenções públicas do putativo futuro primeiro Ministro.

Não sei se o António (D. Sebastião) Vitorino já concluiu o Programa de Candidatura, mas a verdade é que o Zé Sócrates vai disparando promessas em todas as direcções, algumas de cumprimento mais que duvidoso.

Promete agora a criação de 150.000 novos empregos até ao fim da legislatura. Será difícil? Se se mantiver a presente conjuntura internacional, não vejo como é que o Zé Sócrates, mais a tralha guterrista que o acompanha, o vai conseguir.

É que com a economia dos nossos principais clientes em mau estado (ou em recessão, ou a sair lentamente dela, como a Alemanha) e, ainda por cima, com os texteis chineses à porta, ao preço da uva mijona, não só vai ser muito difícil criar novos empregos, como a principal luta será, certamente, evitar que o desemprego dispare.

Uma das Ideias Força do PS, coligidas há poucas semanas pela comunicação social, era combater o desemprego com políticas amigas do emprego. Se não concretizar um bocadinho mais esta ideia (?!) fica-se sem perceber como vão sugir 150.000 novos empregos nos próximos 4 anos.

A ver vamos.

1 comment:

Anonymous said...

O maior cego é o que não quer ver!

O PSD e PP estão a dar cabo do sector público da economia, dando os hospitais aos Melos, o controlo da energia aos espanhóis e deixando que sejam os tubarões das petrolíferas a mandar cá dentro.

O que vale a este pobre país é que o regabofe está a acabar.

O que é preciso é que o Estado assuma as suas responsabilidades, faça voltar ao sector público o que foi dado de mão beijada aos privados e invista em áreas de interesse estratégico.

Vai ver como a economia avança e o desemprego diminui.